Clexane – remédio para trombose (TVP)

Clexane é um medicamento indicado no tratamento da trombose venosa profunda (TVP); profilaxia da TVP e recidivas associadas à cirurgia ortopédica ou à cirurgia geral; profilaxia da TVP e recidivas em pacientes acamados devido a doenças agudas, incluindo insuficiência cardíaca, insuficiência respiratória, infecções graves e doenças reumáticas; prevenção da coagulação do circuito extracorpóreo durante hemodiálise; tratamento da angina instável e infarto agudo do miocárdio sem onda Q, administrado concomitantemente à aspirina.

Esse medicamento é contra-indicado em caso de hipersensibilidade à enoxaparina sódica, à heparina e seus derivados, inclusive outras heparinas de baixo peso molecular; hemorragias ativas de grande porte e condições com alto risco de hemorragia incontrolável, incluindo acidente vascular cerebral hemorrágico recente.

Deve-se utilizar Clexane durante a gravidez somente se o médico considerar estritamente necessário. Não foram realizados estudos adequados para avaliar a utilização de Clexane na tromboprofilaxia em gestantes com próteses mecânicas valvulares cardíacas. Não se sabe se o medicamento inalterado é excretado no leite materno. Portanto, não se deve amamentar durante o tratamento com Clexane.

Desaconselha-se o uso concomitante com: salicilatos sistêmicos, ácido acetilsalicílico e outros AINEs, incluindo o ketorolac; dextran 40, ticlopidina e clopidogrel; glicocorticóides sistêmicos; agentes trombolíticos e anticoagulantes; outros agentes antiplaquetários, incluindo os antagonistas de glicoproteína IIb/IIIa.

Sempre informe seu médico sobre todo seu histórico de doença e alergias, pacientes com alguns quadros de doenças devem tomar precauções, já que podem ter reações adversas ao medicamento. A venda de Clexane é feita somente sob prescrição médica.

Comments are closed.